Projetos | 3 de dezembro de 2010

Ideias para o Culto de Ensino

Sequência de Mensagens

Através da oração peça ao Senhor que lhe de um tema para uma seqüência de Mensagens. Por exemplo: Uma analise das Cartas às Sete Igreja da Ásia. Apocalipse caps. 1,2 e 3. A cada dia da semana no culto de ensino você aborda um tópico.

 Beneficio: Você esclarece determinado assunto à Igreja e acaba atraindo á atenção dos membros a não perderem nenhum dia dessa sequência de Mensagens. Além disso facilita a elaboração da mensagem, ou seja você já sabe qual mensagem devera preparar para a próxima semana.

 Obs: Não estipule uma seqüência longa demais, escola apenas 6 a 10 pontos o que levará você discorrer de 1 mês e meio a 2 mês e meio.

 Cartaz

Elabore um ou mais cartazes contendo os temas das mensagens que serão pregadas e suas respectivas datas a serem ministradas.

 Beneficio: Manter o povo informado e divulgação para os não membros da Igreja.

 Obs: Não enfeite de mais, seja rápido e objetivo. Caso não entenda de arte peça alguém da sua igreja de saiba trabalhar com o programa Corel Draw para desenvolver.

 Mini Apostilas

Faça uma proposta à Igreja. Os que comparecerem no culto de ensino ganhará uma mini apostila do conteúdo ensinado. 

Benefício. Isso pode motivar às pessoas a comparecer no culto, além de poder levar para casa para rever o assunto quando quiser e poder também acompanha e participar da mensagem enquanto você ministra.

 Obs: Não faça apostilas com muitas folhas. Faça apostilas de no maximo 3 paginas.

 Esboço interativo

Elabore uma mensagem com no pelo menos 4 pontos. Exemplo: Os 5 erros do rei Saul.  Entregue a cada presente no culto o esboço da mensagem contendo o tema da mensagem, uma rápida introdução e a numeração dos tópicos e uma caneta (que deverá devolver após o culto). Veja um exemplo do esboço abaixo:

 Os 5 erros do rei Saul

 Introdução:

O nome Saul significa Pedido de Deus.

É da Tribo de Benjamim

Saul foi filho Quis

 Características de Saul: “… tão belo que entre os filhos de Israel não havia outro homem mais belo do que ele; desde os ombros para cima sobressaía a todo o povo.”

I Samuel 9.1-2

 Saul foi o primeiro rei em Israel, porém não foi bem sucedido, pois cometeu erros gravíssimos.

 1º Erro……………………………………………………………   

 2º Erro……………………………………………………………   

 3º Erro……………………………………………………………   

 4º Erro……………………………………………………………   

 5º Erro……………………………………………………………   

 Beneficio: A resposta deverá ser preenchida pelo próprio membro, assim ele além de participar vai absorver melhor o assunto.

 Obs: O esboço devera ter o tamanho de meio oficio ou 1/3 do papel oficio impresso frente e verso.

 Data Show

O data Show é outra ferramenta importantíssima, pois além de ouvir a mensagem o membro poderá ver os pontos e outros comentários. Outra coisa que podem ser feita e a utilização de algum vídeo em meio a pregação.

 Beneficio: Atrair maior atenção e facilitar a compreensão e absorção da mensagem.

 Obs: Não mostre muitas imagens se não poderá se cansativo e se for mostra algum vídeo mostre no maximo 2 (claro que tudo isso ira depender do tempo disponibilizado e do tipo de mensagem).

Gostou da Ideia? Então nos deixe uma mensagem ou deixe uma sugestão.

Por Weslei Pinha


  • Ouça a Melodia
  • Edição On-line
Jornal Boas Novas
Rua Itália, n.º948 - Monte Castelo
Tel: 73 9943-2239
plug21.com