EBD, Projetos | 3 de dezembro de 2010

Criatividade e inovação para animar sua EBD

 

 1º Realize a EBD em um lugar diferente

Siga o exemplo de Jesus que vez em outra ministrava em locais diferentes. Fazer isso pelo menos 2 ou 3 vezes no ano é desafiador, mas com um pouco de criatividade e esforço você consegue. 

2º Crie um uniforme para os alunos da sua classe

É barato e pode trazer uma renovação de animo na sua classe.

3º Trabalhe focado em metas e objetivos.

Exemplo: Record de alunos dentre todas as aulas, data que este record foi alcançado e o alvo a ser buscado. Faça um banner ou um cartaz e utilizando uma imagem que tem haver com Escola com essas seguinte informações: Record, Data e Meta.

4º Premiação dos alunos mais freqüentes a Escola.

Premie os alunos mais freqüentes a Escola no final de cada revista, isso o incentivara a continuar vindo à escola e despertara os demais também a comparecerem.

5º Competição entre as classes.

Faça uma competição entre as classe, crie 4 Bandeiras as quais cada uma delas reapresentarão a Freqüência, Ofertas, Visitantes e Matrícula. Através do relatório a (o) secretaria (o) identificará as classes que com o melhor resultado em cada área, se houver empate a freqüência será o fator de desempate se o empate for à freqüência à oferta será o fator de desempate.

E assim no fim da apresentação do relatório serão lidas as classes campeãs em cada área, as quais receberão as respectivas bandeiras. No próximo domingo no inicio da aula as bandeiras ainda estarão com as classes campeãs do domingo anterior, isso até o novo relatório ser lido, pois poderá acontecer do resultado mudar. Aí um representante dessa classe entregara a bandeira à nova classe destaque naquele requisito.

Cada bandeira vale ponto. Exemplo:

Freqüência 10 pontos

Visitantes 8 Pontos

Matricula 6 Pontos

Oferta 4 Pontos

No final da lição some os pontos e veja qual foi a classe campeã.

6º Faça uma Escola diferente no final de cada lição

Convide um pregador, um cantor, realize um almoço no fim da aula, divulgue para a igreja um relatório dos resultados obtidos no período de estudo da lição. Faça coisas diferentes e que essa ultima aula seja marcante.

7º O Clube do Livro

Convides alguns alunos da EBD para participarem de uma equipe de leitura; o qual chamo de clube do livro, mas você dar outro titulo.

Os participantes doaram cada um 1 livro ou a EBD pode doar.

Será realizada uma reunião para tratar das regras de trabalho. Acesse o portalboasnovas.com no menu Projetos para Igrejas e veja algumas idéias quanto essas regras.    

Os livros serão distribuídos entre os participantes que terão que lê-lo em no maximo 30 dias

Os livros que fazem parte desse projeto de incentivo à leitura funcionará como uma espécie de rodízio, ou seja, os 11 livros serão lidos pelos 11 membros do Clube.

8º Biblioteca.

Através de doações dos irmãos e de alguma livraria, crie a uma biblioteca na sua igreja e promova assim o incentivo à leitura.

9º Reuniões.

Realize reuniões entre os componentes da E.B.D, para discutirem o andamento das aulas e o que fazer para o melhoramento da mesma.

10º Rodízio de Professores

De mês em mês ou de trimestres em trimestre faça a troca dos professores entre as classe. Mas lembre-se a de avisar o professor uma semana antes para qual classe ele ira, para que assim ele possa prepara a aula de acordo com a faixa etária de idade ou sexo.

11º As crianças

Não podemos esquecer das crianças, elas merecem uma atenção toda especial, procure fazer uma aula bastante dinâmica e criativa para atrair as suas atenções. Realize algumas aulas usando os aparelhos de tv e dvd mostrando para eles algum desenho bíblico que tenha haver com a lição que será estudada, use fantoches, quebra cabeça bíblico e no final da escola doces ou outros brindes.

12º Escola fora do Domingo

Não são poucas as pessoas que não podem vir a Escola Bíblica pelo fato de ela ser no domingo. Então crie uma Escola Bíblica no sábado a noite ou em outro dia ou horário. O Que não pode acontecer é os servos de Deus ficar sem a orientação de Deus.

13º Mais um na EBD

Desafie os alunos já matriculados na Escola Bíblica a trazer mais um novo aluno. Entregue um panfleto com o tema da campanha, e com uma frase rápida e objetiva mostrado o valor da EBD, separe também um espaço para que cada aluno escreva o nome da pessoa que ele ira tentar conquistar (pode ser membro ou congregado da igreja ou uma pessoa não evangélica). 

Gostou da Ideia? Então nos deixe uma mensagem ou deixe uma sugestão. 

Weslei Pinha


  • Ouça a Melodia
  • Edição On-line
Jornal Boas Novas
Rua Itália, n.º948 - Monte Castelo
Tel: 73 9943-2239
plug21.com